Vinícolas brasileiras vendem 34% mais de janeiro a abril

Foram 9,5 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, batendo os 4 meses de 2020.

As vinícolas brasileiras venderam 9,5 milhões de litros de vinhos finos e espumantes nos quatro primeiros meses deste ano. O resultado é 34% superior ao registrado no mesmo período de 2020, quando foram comercializados 7,1 milhões de litros.

Imagem de exemplo

A performance é puxada pelo aumento de 37,76% na venda dos espumantes moscatéis, com 1,4 milhão de litros; de 34,35% dos vinhos finos, com 5,9 milhões de litros; e de 30,87% dos espumantes brut, com 2,1 milhões de litros. O suco de uva amarga, por sua vez, teve queda de 15,68%, com 48,7 milhões de litros, segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

O cenário também foi favorável para as exportações. Os embarques de vinho fino atingiram 1,9 milhão de litros, 169,23% a mais que no mesmo período de 2020. O suco de uva teve resultado ainda melhor, com exportação de 879 mil litros, aumento de 239,16% em relação ao volume exportado de janeiro a abril do ano passado. Mesmo positivo, o desempenho ainda está longe do alcançado em 2019, quando o volume enviado ao exterior foi de 1,02 milhão de litros.

Apesar da retração das vendas no início do ano, março e abril registraram aceleração. Com uma safra maior em 2021, os estoques estão sendo abastecidos, com capacidade de atender ao mercado crescente, diz o presidente da Uvibra, Deunir Argenta, em nota. A flexibilização dos protocolos de segurança da pandemia proporcionou impulso no enoturismo. Demais canais de comercialização também ajudam a manter o otimismo para aumento das vendas, como comércio eletrônio e até pelo WhatsApp.

Fonte: Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Fale conosco por meio de nossa página de contato