Posição do Brasil foi 'decisiva' para pedido de adiamento da lei antidesmatamento, diz secretário noticia globo rural

Posição do Brasil foi ‘decisiva’ para pedido de adiamento da lei antidesmatamento, diz secretário

Proposta foi aprovada nesta quarta-feira pela Comissão Europeia

 

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, afirmou que a posição do Brasil foi “decisiva” para pressionar a Comissão Europeia a pedir o adiamento da vigência da lei antidesmatamento do bloco por um ano. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (2/10), em Bruxelas, na Bélgica.

Imagem de exemplo

“A posição do Brasil foi decisiva, foi uma grande vitória, não contra a legislação, mas pelo bom senso de mostrar que, como não haviam publicado as diretrizes, seria impossível colocar em prática algo em dois meses”, afirmou Perosa à reportagem.

O secretário comemorou a “abertura ao diálogo” sinalizada pela Comissão Europeia.

“Hoje estão publicando as diretrizes, que era para sair em março. Vamos aguardar todas as premissas para ver se concordamos ou não, se vamos questionar. Mas o importante é que deram espaço para diálogo”, completou.

Em setembro, os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entregaram uma carta ao comissário europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Januz Wojciechowski, em que pediam a suspensão da EUDR e a revisão da “abordagem punitiva” aos produtores brasileiros da norma. O documento foi apoiado por parceiros do Mercosul. Os Estados Unidos também pediram prorrogação.

A pressão aumentou nos últimos dias, com menção ao tema na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Importantes países europeus, membros do bloco, como Alemanha, Itália, Polônia e Espanha, também se posicionaram a favor de um adiamento.

Fonte: GloboRural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Fale conosco por meio de nossa página de contato