Ingredientes ativos dos produtos já estavam registrados.
Mais 39 defensivos agrícolas genéricos — ou seja, cujos ingredientes ativos já estavam registrados — foram liberados para uso do agricultores do país, segundo ato do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura publicado hoje no Diário Oficial da União.
Entre os produtos registrados, informou o ministério, 14 são considerados de baixo impacto. “Quatro deles são compostos por microrganismos como a Beauveria bassiana, Bacillus thuringiensis, Bacillus velezensis, Bacillus subtilis, agentes microbiológicos de controle de pragas que atacam os cultivos brasileiros”, disse a Pasta. Cinco são hormônios e baculovirus, e outros cinco são destinados à agricultura orgânica.
Segundo o ministério, os cinco produtos fitossanitários aprovados para a agricultura orgânica foram registrados com base em Especificação de Referência (ER) e, com isso, podem ser usados em qualquer cultura com ocorrência dos “alvos” biológicos.
Também foram registrados nove produtos que incluíram pelo menos uma cultura de suporte fitossanitário insuficiente (CSFI), que são aqueles que contam com poucos produtos registrados para o controle de pragas.
Fonte: Valor