Volume cresceu 14,7% ante o mesmo período de 2020, para 5,2 milhões de toneladas.
A Portos do Paraná, que administra os principais portos do Estado, informou que as importações de fertilizantes por Paranaguá e Antonina alcançaram 5,2 milhões de toneladas no primeiro semestre, volume, recorde, 14,7% superior ao registrado em igual intervalo do ano passado.
Em junho foram 1,1 milhão de toneladas, quase 50% mais que no mesmo mês de 2020. Ante maio deste ano, o incremento foi de 15,6%.
“Pelos portos de Paranaguá e Antonina entram cerca de 31% de tudo o que o Brasil importa de fertilizantes. Além de sermos os principais importadores dos produtos, também somos referência em eficiência na descarga desses granéis”, diz, em nota, o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior.
Dos 24 berços disponíveis nos dois grandes portos paranaenses, em pelo menos sete são descarregados adubos: três no cais comercial do porto de Paranaguá, dois em píer privado e dois no porto de Antonina.
Ainda segundo a Portos do Paraná, as principais origens dos fertilizantes que chegam pelos por Paranaguá e Antonina são Rússia (23%), China (21%), Canadá (8,4%), Bielorússia (7%) e Catar (6,5%).