noticia-globo-rural-frutas-exportacao-caiu

Frutas: exportação caiu em volume, mas receita cresceu no primeiro semestre

A venda de frutas brasileiras para o exterior registrou crescimento de 5,09% em receita no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o valor este ano ficou em US$ 511,9 milhões, contra US$ 487 milhões nos seis primeiros meses de 2023.
Em relação ao volume, houve recuo de 8,72%, passando de 470.709 para 429.663 toneladas. Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, vê o cenário positivo e prevê resultados ainda melhores nos próximos meses.

“Estamos satisfeitos com o desempenho e otimistas para o segundo semestre que, tradicionalmente, é o período mais forte para as exportações de frutas do Brasil. Esperamos números ainda mais expressivos ao continuarmos a expandir nossa presença nos mercados internacionais”, avalia.

Imagem de exemplo

Segundo a Abrafrutas, a queda no volume exportado pode ser atribuída a problemas climáticos ocorridos no final de 2023 e primeiro semestre de 2024. As ocorrências afetaram significativamente a produção de frutas importantes na pauta de exportação, como a maçã.

No primeiro semestre de 2023, o Brasil exportou 34.848 toneladas de maçã. No mesmo período deste ano, o volume ficou em 9.256 toneladas.

Na lista dos produtos comercializados, a maior variação é do mangostão, eleito pelo Taste Atlas, enciclopédia online reconhecida por avaliar itens gastronômicos, como a melhor fruta do mundo no ano passado. O Brasil exportou 1,53 toneladas em 2023. Já em 2024, a quantidade saltou para 6,87 toneladas, aumento de 349%.

Na sequência, o destaque fica por conta da tâmara e do coco, com elevação de 138% e 135%, respectivamente.

Por outro lado, frutas mais comuns na mesa dos brasileiros, como banana e laranja, por exemplo, tiveram queda nas vendas para países do exterior. A banana registrou variação negativa de 47%, e a laranja, de 81%.

Fonte: GloboRural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Fale conosco por meio de nossa página de contato