Atualmente, existem 110 cooperativas agropecuárias no estado de São Paulo, que reúnem mais de 128 mil cooperados.
Muitos produtores rurais participam de projetos de cooperativismo, modalidade que tem bastante adesão no agro e o objetivo de compartilhar recursos e diminuir gastos com as plantações.
O modelo de negócio é feito por meio de ações cooperativas, desde a compra de matérias-primas, até a venda das produções. Cada etapa tende a ser mais barata e eficiente para quem faz parte da união.
Existem diversas áreas das cooperativas, e uma delas é o auxílio de armazenamento e comercialização de grãos, como a soja e o milho. Atualmente, são mais de quatro mil produtores que participam deste projeto.
Um exemplo de setor que aderiu esse plano é o de produção da cachaça. Avelino é dono de um engenho artesanal, localizado em Marília (SP). Com a ajuda do projeto, ele comprou uma moenda industrial, que aumenta em 40% por semana a produção de cachaça.
No total, existem atualmente 110 cooperativas agropecuárias no estado de São Paulo, que reúnem mais de 128 mil cooperados. O setor gerou, no ano de 2023, um lucro de R$ 20,5 bilhões. Geralmente, esse rendimento é distribuído igualmente entre os produtores
Essa prática, que já é observada desde os povos primitivos nas atividades de colheitas e produção de bens, contribui para o desenvolvimento de todos os produtores que participam das cooperativas agropecuárias.
Fonte: G1.Globo