Com uma captação total em 2021 que somou 442,8 milhões de litros, de acordo com o IBGE, com Valor Bruto da Produção (VBP) estimado em mais de R$ 240 milhões, a produção de leite oriunda das cooperativas do setor mostra sua relevância sob o aspecto socioeconômico de Mato Grosso. Com a maioria dos estabelecimentos rurais voltados para a pecuária leiteira inseridos na agricultura familiar, auxiliando no abastecimento de alimentos no mercado local, gerando uma renda mensal para o produtor e sua família, a atividade tem gerado importantes impactos tanto sociais como econômicos.
Com a campanha nacional Bora Cooperar, o Sistema OCB/MT faz um convite para que as pessoas conheçam os benefícios do cooperativismo e engrossem esse movimento. Trata-se de um modelo de negócios que mostra, a cada dia, sua força não só na produção de alimentos, mas também no atendimento à saúde, na inclusão financeira das pessoas, no cuidado ambiental e em muitos outros segmentos econômicos do país.
Com a campanha nacional Bora Cooperar, o Sistema OCB/MT faz um convite para que as pessoas conheçam os benefícios do cooperativismo. — Foto: Assessoria
O diferencial das cooperativas em relação às agroindústrias, em geral, é a capacidade de organização que assegura o avanço da atividade em âmbito econômico e social. Dessa forma, o cooperativismo exerce e continuará desempenhando papel fundamental no desenvolvimento da pecuária leiteira no Brasil.
Para se ter uma ideia do importante suporte que as cooperativas de leite do estado fornecem aos cooperados, a lista de serviços inclui transporte da matéria-prima, empréstimo de equipamentos e maquinários, assistência técnica, agronômica, veterinária, médica, financeira e sanitária, além de treinamentos para auxiliar no desenvolvimento da cadeia leiteira em Mato Grosso.
É o que faz com que seja possível uma captação que representou, em 2021, 29,7% do total produzido no estado, de acordo com a Pesquisa Trimestral do Leite (IBGE), mesmo utilizando apenas 47% da capacidade das indústrias. Essa produção, vale destacar, poderia ser até maior, pois o setor tem enfrentado dificuldades nos últimos anos em virtude das altas nos custos de produção.
É cada vez mais importante, portanto, que o cooperativismo seja utilizado pelos produtores como forma de organizar e até auxiliar no financiamento a produção de leite em Mato Grosso. Quanto mais gente participar, mais abrangente serão os benefícios.
SISTEMA OCB/MT – A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.