Segundo levantamento do Grupo Hub, posições de gerência e diretoria serão as mais demandadas; Com isso, cargos ligados à digitalização e sustentabilidade vão movimentar mercado de trabalho do agronegócio em 2025, aponta consultoria.
Representando mais de 20% do PIB brasileiro, o Agronegócio é um dos principais geradores de emprego na economia brasileira. Em 2023, um levantamento da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), revelou que o setor empregava 27% da população ocupada no Brasil.
Para 2025, o cenário de crescimento moderado e estabilização gradual da economia deverão influenciar as prioridades das empresas, que buscarão não apenas eficiência e redução de custos, mas também inovação e estratégias de crescimento sustentável. A análise é do Grupo Hub, consultoria de RH com soluções de recrutamento e seleção e desenvolvimento de pessoas, com mais de 10 anos de atuação e clientes como Albaugh, BP Bioenergy e Lavoro.
Segundo a empresa, frente a expectativa de uma fase de ajustes em 2025, pode-se esperar avanços em setores estratégicos que prometem movimentar o mercado de trabalho, especialmente para posições gerenciais. Além do agro, tecnologia, mineração, finanças e bens de consumo estarão em alta.
De acordo com Angélica Zaniboni, Associate & Manager do Grupo Hub, o Agronegócio passa por desafios, como a necessidade de adotar práticas sustentáveis e responder à pressão crescente por menor impacto ambiental. “A digitalização no campo e o uso de tecnologias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade estarão no centro das atenções. Conhecimentos nestas áreas serão diferenciais competitivos, especialmente para cargos de gerência e diretoria, que deverão combinar habilidades técnicas e estratégicas”, destaca.
Competências como liderança adaptativa, gestão de mudanças e visão estratégica também estarão em alta. A consultoria elenca, abaixo, os cargos que vão estar em alta em 2025 e devem movimentar o mercado de trabalho do agronegócio.
Diretor de Inovação e Tecnologia Agrícola
Nos últimos anos, a digitalização do agronegócio tem despontado como um dos setores que mais tem se digitalizado. Um estudo da empresa de TI, Logicalis, mostrou a liderança da área no uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e ampliação da conectividade. O diretor de Inovação e Tecnologia Agrícola exercerá, cada vez mais, um papel determinante ao conduzir a integração de tecnologias IoT e agricultura de precisão.
Gerente de Sustentabilidade
A adoção de práticas ESG nas empresas de todos os segmentos tem demandado igual investimento em profissionais aptos a criarem iniciativas ligadas ao tema. Esta agenda será especialmente estratégica para o agronegócio em 2025, uma vez que o Brasil precisa acelerar o compromisso de atingir a neutralidade climática até 2050, firmado no Acordo de Paris, em 2015. Como área estratégica neste cenário, pode-se esperar um aumento na demanda por gestores de sustentabilidade, com grande domínio sobre o tema.
Gerente de Cadeia de Suprimentos
A logística e a rastreabilidade de produtos são ferramentas cruciais no controle de qualidade de todo o processo de produção agrícola e na disseminação de informações precisas sobre a origem dos alimentos para o consumidor final. Ela faz parte, inclusive, da agenda ESG do setor, pois possibilita maior transparência nos negócios. Como diferenciais competitivos, a rastreabilidade e a logística seguirão impulsionando a demanda por gerentes com expertise em supply chain.
Sobre o Grupo Hub
Fundado em 2014 enquanto consultoria de Recursos Humanos, o Grupo Hub cresceu e hoje desenvolve soluções one stop shop para Recrutamento e Seleção, desenvolvimento e tecnologia, com a missão de conectar empresas com os melhores talentos. Partindo da premissa de que a contratação está comoditizada, o Grupo se destaca na preocupação com as pessoas do início ao fim do processo, reconhecendo as diferenças entre as gerações e o potencial de cada uma para impulsionar a performance das empresas.
Com alto nível de flexibilidade, desenvolveu uma metodologia consultiva escalável que ao longo de mais de 10 anos já atendeu 400 companhias, alcançou 282 mil candidatos entrevistados e quase 9 mil posições trabalhadas, com 99,5% de assertividade, índice de recompra do cliente de 90% e NPS de 98%. Em seu portfólio, estão grandes marcas como Natura, Itaú, iFood, Stellantis e Vale.