“Com exceção do Rio Grande do Sul e do Piauí, que têm calendário mais tardio e também enfrentaram atrasos na semeadura nesta safra, todos os demais Estados já estão colhendo”, diz a AgRural, em nota.
Ainda segundo a consultoria, embora a colheita tenha seguido em ritmo acelerado, o avanço das máquinas perdeu fôlego na última semana, devido ao aumento das chuvas em diversos Estados, com destaque para Mato Grosso.
No Estado, que é o maior produtor de soja do Brasil, os relatos de produtividade continuam confirmando a frustração de safra do Estado.
“Mas as precipitações chegaram em boa hora a áreas de diversos Estados que vinham enchendo grãos sob forte calor e pouca umidade, especialmente no Paraná”, destaca a empresa.
Milho
A semeadura de milho safrinha no Centro-Sul do Brasil chegou a 11% da área até o último dia 25, informou a AgRural. Os trabalhos avançaram seis pontos percentuais no período de sete dias, e ainda estão à frente da área semeada em igual período do ano passado, com 5%.
Ainda de acordo com a consultoria, a colheita do milho verão da temporada 2023/24 chegou na mesma data a 12% da área no Centro-Sul. Uma semana antes, o plantio chegava a 8% da área. Esse é o mesmo percentual registrado em igual momento do ciclo passado.
fonte:GloboRural