Em 2024, programa completa uma década difundindo uma cultura de liderança empreendedora
O futuro da agropecuária é construído no presente, com a formação dos novos líderes que consolidarão a força do setor como principal alicerce da economia brasileira. Com essa perspectiva, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil criou o CNA Jovem, que completa dez anos em 2024.
— O CNA Jovem nasceu com objetivo de preparar jovens que no futuro vão assumir posições de liderança e enfrentar os desafios complexos do setor. É uma iniciativa que identifica, desenvolve e integra novas lideranças de todo o Brasil, tanto para estimular uma sucessão local, quanto para outras áreas do agro.
Muitos desses jovens já estão ocupando cargos de liderança na área política, em sindicatos, superintendências e diretorias técnicas, associações. O impacto do CNA Jovem na realidade local é muito grande — afirma a coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Nonato Bezerra.
Cada edição do CNA Jovem é uma jornada de 12 meses. A mais recente foi concluída em 10 de dezembro, depois de ofertar 531 horas de oficinas, mentorias, capacitações e imersões, durante momentos virtuais e presenciais, que começam em cada estado e no Distrito Federal e se encerram com três encontros nacionais dos jovens finalistas das etapas classificatórias. Desde 2014, 7.401 jovens passaram por pelo menos uma etapa das cinco edições.
A iniciativa é destinada a pessoas de 22 a 30 anos, com formação técnica ou superior e algum vínculo na área agropecuária. De 2.440 inscritos nesta edição, 88 chegaram à fase final, sendo 25 homens e 63 mulheres.
— Na primeira edição, eram 70% homens, nesta são mais de 70% mulheres. É um reflexo do que acontece no setor, as mulheres ascendendo a posições de liderança, procurando fortemente se capacitar, se desenvolver.
A trajetória do CNA Jovem começa com módulos que apresentam o Sistema CNA e os desafios da agropecuária. Em seguida, os jovens conhecem a liderança empreendedora, que deixa um legado para determinado grupo de beneficiários. A etapa seguinte é de autoconhecimento, em que refletem sobre seus propósitos e preferências.
Passam então a entender como identificar problemas e oportunidades e escolhem o desafio que irão solucionar dentro da realidade em que vivem. Com oficinas de inovação, criatividade, capacitações como mediação de conflito e comunicação, e desenvolvimento de várias ferramentas, colocam em prática as iniciativas.
— A gente entende que líderes só se afirmam quando produzem resultados. São aqueles que, ao final o processo, apresentam uma entrega consistente, com ações de mobilização bem planejadas, parcerias e ampliação de suas redes.
Encerrada cada edição, os jovens continuam conectados por meio da Rede CNA Jovem. Recentemente, foi lançada uma série de podcasts, que continuarão em 2024, levando casos de sucesso da primeira década do programa. Outra iniciativa é a Comissão Nacional de Novas Lideranças da CNA, que reúne em sua maioria egressos de destaque do CNA Jovem, com dois representantes indicados por cada federação estadual.
Habilidades desenvolvidas pelo programa:
✔ Liderança empreendedora
✔ Inovação baseada em desafios
✔ Proposição de iniciativa de liderança
✔ Preparação para sucessão
✔ Técnicas de liderança
✔ Autoconhecimento
✔ Experiências vivenciais
“O CNA Jovem nasceu com objetivo de preparar jovens que no futuro vão assumir posições de liderança e enfrentar os desafios complexos do setor”
FERNANDA NONATO BEZERRA
Coordenadora nacional do CNA Jovem
fonte: GloboRural