Professores foram a uma cooperativa, onde aprenderam mais sobre a importância do agronegócio brasileiro
É a primeira vez que a professora Mariana Silva e um grupo de 30 docentes saem da sala de aula para conhecerem um pouquinho da realidade do agronegócio brasileiro. Durante o passeio, ficou a boa impressão com os ensinamentos recebidos.
“O principal desafio que a gente encontra com as crianças, na hora que vai comentar sobre o agro, é tirar a ideia fixa que, muitas vezes, trazem de casa dos pais, de que o agro se remete, necessariamente, somente a serviços braçais, atividade brutais. Pode agregar diversas áreas, profissões e abre porteiras”, disse Mariana.
A reportagem do Jornal da Band visitou uma gigante do agronegócio. A indústria possui cerca de 1,3 mil proprietários, mas com um detalhe: 80% deles são pequenos produtores rurais, muitos da agricultura familiar.
Assim, o grupo forma a Coplana, uma cooperativa que reúne produtores de cana-de-açúcar, amendoim e soja. Rodrigo Zuliani, um dos seiscentos funcionários da empresa, reconhece o trabalho que é feito no campo, antes do amendoim chegar ao local.
O agronegócio brasileiro é o setor com maior número de cooperativas no pais (4.590). Tem mais de 1 milhão de cooperados e garante emprego e renda para 257,1 mil pessoas. Em 2023, faturou R$ 423 bilhões de reais.
Fonte: Band.uol