Quase metade da população capixaba está conectada ao cooperativismo

O cooperativismo já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. No Espírito Santo, 46,8% da população do estado está conectada ao modelo de negócio. Isso significa que aproximadamente 1,8 milhão de indivíduos, quase a metade dos capixabas, estão diretamente ou indiretamente envolvidos com o movimento.

É o que aponta o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023, publicação lançada no último mês pelo Sistema OCB/ES que compila os principais indicadores das cooperativas que atuam no Espírito Santo, com dados referentes ao último ano.

Imagem de exemplo

Para chegar ao número de pessoas conectadas ao modelo societário, são somados o volume de cooperados e colaboradores ativos nas coops capixabas, que atualmente corresponde a cerca de 747 mil e 11,5 mil, respectivamente. O resultado da soma é multiplicado por 2,7, ou seja, a média de pessoas residentes por domicílio no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso leva à porcentagem de 46,8% da população estimada do Espírito Santo, que em 2022 chegou a 3,8 milhões de habitantes.

“Entre os fatores associados ao crescimento do quadro social das cooperativas está a ampliação das áreas nas quais elas atuam e a diversificação dos seus negócios, processos que estimulam a atração de novos cooperados e a contratação de mais colaboradores. A profissionalização da gestão das coops também contribuiu com esse aumento”, avalia o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

O crescimento do índice de pessoas envolvidas com o coop no último ano é de 11,8% em relação a 2021. A realidade capixaba acompanha uma tendência nacional, já que um a cada dez brasileiros fazem parte do cooperativismo, na qualidade de cooperado. Foi o que revelou o Anuário do Cooperativismo Brasileiro deste ano.

“As cooperativas capixabas estão evoluindo junto às coops dos demais estados, e isso é motivo de muito orgulho. Esse desenvolvimento é sinônimo de mais empregos, renda, recolhimento de tributos e geração de riquezas em nossos municípios. É uma notícia maravilhosa não só para nós, cooperativistas, mas para toda a população de nosso estado”, comemora o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.

CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA

As 115 cooperativas capixabas registradas no Sistema OCB/ES, organização que as representa no Espírito Santo, movimentaram R$ 11,5 bilhões em 2022. O faturamento cresceu cerca de 37% quando comparado a 2021. O saldo é referente a operações realizadas tanto com cooperados e outras coops quanto com o público em geral.

Esse valor corresponde a 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nominal capixaba. Em 2021 essa porcentagem chegou à casa dos 5,5%. Além da geração de riquezas, as cooperativas capixabas foram responsáveis pelo recolhimento de R$ 589 milhões em tributos aos cofres públicos, nas esferas municipais, estadual e nacional.

Divididas em sete ramos, essas coops desenvolvem atividades e oferecem soluções variadas na agropecuária, crédito, saúde, infraestrutura, educação, transporte e outros segmentos.

MAIS MULHERES NO COOP

Foto: Adobe Stock

Além do aumento dos números gerais de cooperados e colaboradores, houve crescimento da participação feminina nos quadros sociais das coops capixabas. As mulheres já representam 33,4% da população de cooperados. Embora a participação masculina ainda predomine nesse recorte, o crescimento foi proporcionalmente maior no número de mulheres cooperadas (24,9%) em relação ao de homens (20,2%), entre 2021 e 2022.

Quando o assunto são os colaboradores, as mulheres já são a maioria, responsáveis por 59,4% do quadro geral. A maior participação foi registrada nas coops dos ramos Consumo e Saúde, nos quais os índices passam de 70%.

Outro indicador que evidencia o aumento da participação feminina no coop capixaba é o de condução de cargos de direção e gerência. Em 2022 as mulheres representaram a maioria, ocupando 51,2% dos cargos de liderança.

Fonte: Folha Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Fale conosco por meio de nossa página de contato