REGULARIZAÇÃO DA PROPRIEDADE RURAL

Agora não tem desculpas para não deixar sua propriedade toda legalizada.

Por que regularizar a minha propriedade?

Este é um assunto de séria preocupação para o produtor rural, regularizar sua propriedade de modo que toda a documentação fique em boa ordem, mas por que se faz necessária esta regularização?

Neste material a Impostos Agrícolas traz para você em uma linguagem prática, as vantagens e desvantagens em se regularizar ou não a sua propriedade rural, por isso leia atentamente o que se segue.

Imagem de exemplo

Posseiros e proprietários vivem um verdadeiro dilema quando escuta nos noticiários ou em suas conversações, falar  sobre a regularização fundiária, Declaração do ITR e o pagamento desse imposto, como fazer o CCIR, quais Órgãos federais e estaduais deve procurar para regularizar a propriedade, entre tantos outros questionamentos.

Comece a entender

A propriedade na qual se desenvolve a atividade rural pode está localizada:

Neste caso a documentação do imóvel será tratada junto  à prefeitura municipal e ao cartório de registro de imóveis do próprio município em que a propriedade está localizada. 

Documentos necessários – Escritura de compra e venda de imóveis, matrícula atualizada, certidões, documentos pessoais do posseiro ou proprietário e do seu cônjuge (se for o caso), entre outros.

Agora o tratamento é diferente, pois os imóveis rurais, precisam ser regularizados junto ao  INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Receita Federal do Brasil, Ministério do Meio Ambiente representado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e também a Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Documentos necessários – Escritura de compra e venda de imóveis, matrícula atualizada, certidões, documentos pessoais do posseiro ou proprietário e do seu cônjuge (se for o caso), georreferenciamento elaborado por profissionais habilitados junto ao INCRA, ADA,  CAR, CCIR, CNIR, NIRF atual CIB e ITR

São várias as desvantagens e pior, constrangedoras. Note as mais comuns nos dias atuais:

Vantagens em regularizar a propriedade rural

Sem dúvida, as vantagens deixam o posseiro ou proprietário livre de preocupações, quer nos dias atuais, quer nos dias futuros, observe:

Passos para a regularização da propriedade rural

Passo 1 - Georreferenciamento

Sua vigência deu início em 2001 com a Lei 10.267/01, também conhecida como Lei do Georreferenciamento, tem por objetivo exigir do posseiro ou proprietário de imóveis rurais, prestar informação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) com exatidão o posicionamento, característica, extensão, bem como seus confrontantes.

Tais Informações levadas ao INCRA por meio do georreferenciamento são confrontadas com os dados já existentes e registrados no Órgão, o qual ao considerar que referidas informações estão corretas, passará a emitir a Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) ao posseiro ou proprietário.

Transforme sua propriedade com o Georreferenciamento

Não perca mais tempo com localizações imprecisas. Tenha acesso à informações precisas em tempo real e aumente sua eficiência.

Passo 2 - CCIR

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é o documento expedido pelo INCRA que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural, sendo indispensável para legalizar em cartório qualquer movimentação ou hipoteca do mesmo.

Além de auxiliar na construção de malha fundiária brasileira, o INCRA classifica e identifica terrenos passíveis de desapropriação ou fiscalização.

Benefícios:
CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento ou remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural (por exemplo, “sucessão causa mortis”). É essencial também para a concessão de crédito agrícola pois é exigido por bancos e agentes financeiros. Ele funciona como uma espécie de CPF para o imóvel rural, essencial para qualquer transação que se deseja realizar referente ao mesmo.

Garanta a segurança jurídica da sua propriedade rural com o CCIR

Obtenha informações precisas sobre a sua propriedade e evite problemas futuros. Emita seu CCIR agora mesmo.

Passo 3 - CNIR

O Cadastro Nacional de Imóveis Rurais compreende uma base de dados estruturais sobre os imóveis rurais, sob responsabilidade do Incra e da Secretaria da Receita Federal. Ambos são responsáveis pela confecção do Manual do CNIR, cuja última versão foi a 1.6, prevista no parágrafo único do art. 3º da Instrução Normativa – IN Conjunta RFB/Incra nº 1.968, de 2020. 

Nesta versão, o Manual do CNIR continua sendo a fonte de orientação para os titulares de imóveis rurais apresentarem o serviço Gerenciar Vinculação, que representa a integração entre os dois maiores cadastros territoriais de imóveis rurais do país. Esses cadastros são o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), de gestão do INCRA, e o Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR), de gestão da RFB

Benefícios:
O sistema busca simplificar as obrigações dos titulares de imóveis rurais cadastrados tanto no INCRA quanto na Secretaria da Receita Federal, garantindo a integração e a convergência de dados entre as bases de dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural do Incra e do Cadastro de Imóveis Rurais da Receita Federal.

De acordo com a Instrução Normativa Conjunta nº 1.968/2020, publicada no Diário Oficial da União de 23 de julho de 2020, os titulares de imóveis rurais (pessoas físicas e jurídicas) devem vincular o cadastro de suas propriedades e posses no CNIR nos seguintes:

Imóveis rurais com área menor ou igual a 50 hectares: até 30 de dezembro de 2022.

Garanta a segurança jurídica da sua propriedade rural com o CNIR

Regularize a sua propriedade e evite problemas futuros. Emita seu CNIR agora mesmo.

Passo 4 - CAR

O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os imóveis rurais públicos ou privados. Trata-se de um cadastro digital de caráter declaratório cujo principal objetivo é a criação de uma base de dados para orientação em relação ao controle, monitoramento e alocação de recursos para a preservação ambiental.

É necessário identificar as áreas de preservação ambiental no interior da propriedade para a realização deste tipo de serviço.

Benefícios
Obtenção de crédito agrícola com menores taxas de juros e maiores prazos na realização de pagamentos, ponto final da necessidade de averbar as áreas de preservação nas matrículas em cartório, ampliação das linhas de financiamento, condições mais confiáveis durante a contratação de um seguro agrícola e isenção de impostos sobre insumos.

Facilita a verificação das APP (Área de Preservação Permanente), RL (Reserva Legal) e demais áreas de uso, aumentando assim, o crédito tributário e diminuindo o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural). Por último, a melhor transição no PRA (Programa de Regularização Ambiental), uma das exigências do programa é que já haja o Cadastro Ambiental Rural para participar.

Garanta a segurança jurídica da sua propriedade rural com o CAR

Regularize a sua propriedade e evite problemas futuros. Emita seu CAR agora mesmo.

Passo 5 - ADA

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) o Ato Declaratório Ambiental, instituído pela Lei nº 6.938/1981 é um instrumento legal, que possibilita ao proprietário rural a redução do Imposto Territorial Rural (ITR), em até 100%, quando é declarado no documento de informação e apuração (DIAT/ITR):

Áreas de Proteção Permanente (APP); 
Reserva Legal (ARL); 
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); 
Interesse Ecológico (AIE); 
Servidão Ambiental (ASA); 
Áreas Coberta por floresta Nativa (AFN); 
E Áreas Alagadas para Usinas Hidrelétricas (AUH).

Benefícios
A isenção de impostos sobre áreas de interesse ambiental já é, por si só, benéfica e ainda estimula a preservação e proteção da flora e das florestas e, consequentemente, contribuir para a conservação da natureza e melhor qualidade de vida.

Garanta a segurança jurídica da sua propriedade rural com o ADA

Regularize a sua propriedade e evite problemas futuros. Emita seu ada agora mesmo.

Passo 6 - NIRF / CIB

O Número do Imóvel na Receita Federal trata-se do número identificador do imóvel na base de dados da Receita Federal. O número é gerado a partir da inscrição do imóvel no CAFIR que é um sistema da Receita Federal destinado a atividades tributárias sobre imóveis rurais.

 

Uma outra forma de se obter o NIRF é através da associação dos dados da Receita Federal ao imóvel cadastrado no INCRA durante o CNIR

Benefícios:
A inscrição do imóvel no CAFIR seguida da emissão do NIRF torna possível a cobrança e regularização das questões que envolvem o Imposto Territorial Rural (ITR). 

Somente em posse deste número é possível fazer a emissão da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR). 

Garanta a segurança jurídica da sua propriedade rural com o NIRF/CIB

Regularize a sua propriedade e evite problemas futuros. Emita seu NIRF / CIB agora mesmo.

Passo 7 - ITR

O Imposto Territorial Rural trata-se de um tributo federal que deve ser pago anualmente pelo proprietário rural. Seu valor é determinado de forma proporcional ao tamanho da área da propriedade e é reduzido de acordo com o cumprimento das funções da propriedade rural, ou seja, quanto mais a terra é utilizada para atividades agropecuárias, menor é o imposto. 

Um fator importante sobre o ITR é que deve ser declarado no município onde se encontra a sede do imóvel rural. Caso não haja uma sede, o ITR é declarado no município detentor da maior parte do imóvel.

Benefícios:
O ato de não declarar o ITR impossibilita a venda da propriedade territorial rural. Não é possível obter créditos e financiamentos agrícolas quando não ocorre a declaração anual do ITR.

Para fins de ITR, seria necessário já haver realizado o CCIR e o registro no CAFIR. Após obtém-se o NIRF e assim é possível a geração do DITR. Este último recomenda-se a geração do ADA para descontos no DITR.

Qualquer dúvida, consulte a Impostos Agrícolas que o orientará sobre a melhor forma de regularizar a sua propriedade rural.

Garanta a segurança jurídica da sua propriedade rural com o ITR

Regularize a sua propriedade e evite problemas futuros. Emita seu ITR agora mesmo.

Presidente | Diretor

Carlos Henrique

Consultor Tributário

Nossa Missão:

“Ser a solução nos serviços que propõe, elo de comunicação entre o fisco contribuinte, atender as expectativas de seus clientes, fortalecer o conhecimento tributário entre funcionários e a empresa e ser útil à comunidade”.