IRPF 2023: prazo para enviar informe de rendimentos é até o dia 28 de fevereiro

A Receita Federal estabeleceu que as fontes pagadoras têm a obrigação de disponibilizar o informe de rendimentos aos seus colaboradores, clientes e prestadoras de serviços. Para isso, as empresas e bancos têm até o dia 28 de fevereiro, último dia útil do mês, para entregar os informes de rendimentos aos seus funcionários e clientes.

Os informes de rendimentos são essenciais para que o contribuinte possa inserir as informações corretas dos ganhos tributáveis e dos impostos pagos ao longo de 2022 na declaração do IRPF. Com base nessas informações, a Receita Federal poderá fazer o cruzamento de dados e avaliar se a quantia paga em tributos e impostos foi adequada e se há alguma pendência a ser paga.

As instituições não precisam enviar uma cópia física do informe de rendimentos aos cidadãos, sendo possível enviar o documento por e-mail ou disponibilizá-lo no internet banking, em uma aba específica para solicitar o extrato. O contribuinte precisa solicitar o informe em todas as instituições financeiras e corretoras que possui conta, e o mesmo vale para trabalhadores que atuaram em duas ou mais empresas no ano anterior.

Já aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter seus comprovantes de rendimentos pela internet, no site ou aplicativo do Meu INSS.

Se o informe de rendimentos não for disponibilizado até o início de março, o contribuinte deve entrar em contato com os bancos e empregadores. Se após o contato, o documento não for enviado, o problema deve ser comunicado à Receita Federal, pois é obrigação das fontes pagadoras fornecerem o informe de rendimentos.

Além dos empregadores, instituições financeiras e corretoras de valores também devem entregar o informe de rendimentos aos seus clientes até 28 de fevereiro, que é o último dia útil do mês. O informe de rendimentos é fundamental para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, pois é a partir dele que o contribuinte pode inserir informações sobre os ganhos tributáveis e impostos pagos ao longo de 2022.

De acordo com a Receita Federal, a partir da Instrução Normativa (IN) RFB 1.215/2011, fontes pagadoras têm a obrigação de enviar ou disponibilizar o informe de rendimentos para prestadoras de serviços. Com essas informações, a Receita Federal pode fazer o cruzamento de dados e avaliar se a quantia paga em impostos e tributos foi adequada e se há alguma pendência a ser paga.

Não é necessário que as empresas e bancos enviem cópias físicas do informe de rendimentos, pois ele pode ser enviado por e-mail. O documento também costuma estar disponível no internet banking, na aba específica para solicitação de extratos. É importante que o contribuinte solicite o informe de rendimentos em todas as instituições financeiras e corretoras de valores onde possui conta, e o mesmo vale para trabalhadores que atuaram em duas ou mais empresas no ano interior. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter seus comprovantes de rendimentos através do site ou aplicativo Meu INSS.

Como agir caso o informe de rendimentos não seja fornecido.

No caso de o informe de rendimentos não ter sido disponibilizado, o contribuinte deve entrar em contato com bancos e empregadores. Se mesmo após o contato o documento não for enviado, o problema deve ser comunicado à Receita Federal, já que é obrigação dos empregadores e instituições financeiras entregá-lo.

O que fazer em caso de erros

Antes de enviar a declaração do IRPF 2023, o contribuinte deve conferir as informações disponíveis no informe de rendimentos recebido. Se houver divergências, como salários incompatíveis, o colaborador deve solicitar um novo documento corrigido antes de enviar seu IRPF 2023. Caso o informe de rendimentos corrigido não seja entregue antes do prazo de entrega do Imposto

Em nosso Instagram

Outras matérias da IA

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Fale conosco por meio de nossa página de contato