30 de agosto de 2021

Em que condições a captura in natura do pescado é considerada exploração da atividade rural?

Considera-se atividade rural a captura in natura do pescado quando realizada por embarcações, desde que a exploração se faça com apetrechos semelhantes ao da pesca artesanal (arrastões de praias, redes de cerca etc.), inclusive a exploração realizada em regime de parceria. As atividades de beneficiamento ou a industrialização de pescado in natura não são considerados […]

Em que condições a captura in natura do pescado é considerada exploração da atividade rural? Read More »

Quais são as características da parceria rural?

As principais características da parceria rural são as seguintes: a) os parceiros rurais não têm necessariamente os mesmos deveres e responsabilidades no empreendimento; o proprietário da terra ou do gado pode participar unicamente pela cessão do imóvel a ser cultivado, ou pela entrega do gado a ser criado ou engordado, respectivamente, competindo ao(s) outro(s) parceiro(s)

Quais são as características da parceria rural? Read More »

Como são depreciados os bens do Ativo Imobilizado de pessoa jurídica que explore a atividade rural?

Os bens do Ativo Imobilizado, exceto a terra nua, adquiridos por pessoa jurídica que explore a atividade rural, para uso nessa atividade, podem ser depreciados integralmente no próprio ano da aquisição. Fundamentação – Medida Provisória nº 2.159-70/2001 , art. 6º ; e RIR/2018 , art. 325.

Como são depreciados os bens do Ativo Imobilizado de pessoa jurídica que explore a atividade rural? Read More »

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) incide sobre imóvel rural desapropriado por utilidade ou necessidade pública, ou por interesse social, inclusive para fins de reforma agrária?

Sim. A incidência do ITR é sobre a propriedade rural declarada de utilidade ou necessidade pública, ou interesse social, inclusive para fins de reforma agrária. Caso a desapropriação for promovida por pessoa jurídica de direito privado delegatária ou concessionária de serviço público, continua incidindo o ITR sobre o imóvel rural expropriado. Fundamentação – Lei nº

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) incide sobre imóvel rural desapropriado por utilidade ou necessidade pública, ou por interesse social, inclusive para fins de reforma agrária? Read More »

Gado entregue por pecuarista para integralizar quotas subscritas em atividade rural (pessoa jurídica) configura receita da atividade rural?

Sim. Para o pecuarista a entrega de gado para integralização de capital em pessoa jurídica com atividade rural, implica obtenção de receita , em consequência, deve compor o resultado da atividade agropecuária. O valor pelo qual o gado foi transferido deve ser incluído como receita para apuração do rendimento tributável. Para a pessoa jurídica a

Gado entregue por pecuarista para integralizar quotas subscritas em atividade rural (pessoa jurídica) configura receita da atividade rural? Read More »

Como devem ser tratados, no Demonstrativo da Atividade Rural da Declaração de Ajuste Anual, os rendimentos comuns da atividade rural decorrentes do regime de casamento?

Nesse caso, o resultado da atividade rural poderá ser tributado: a) na sua totalidade, em nome de um dos cônjuges, que declara os demais rendimentos comuns ao casal; ou b) na proporção de 50% para cada cônjuge. Fundamentação: RIR/2018 , arts 5º e 57 , parágrafo único; e Instrução Normativa SRF nº 83/2001 , arts.

Como devem ser tratados, no Demonstrativo da Atividade Rural da Declaração de Ajuste Anual, os rendimentos comuns da atividade rural decorrentes do regime de casamento? Read More »

O resultado negativo apurado na atividade rural pode ser compensado no ano seguinte com os rendimentos da própria atividade rural?

Relativamente à atividade rural, o contribuinte que pretenda compensar, no ano-calendário posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário, deve informar o prejuízo na ficha Atividade Rural. No entanto, se optar pela forma de apuração do resultado tributável mediante arbitramento, à razão de 20% da receita bruta, o contribuinte perderá o direito à compensação

O resultado negativo apurado na atividade rural pode ser compensado no ano seguinte com os rendimentos da própria atividade rural? Read More »

Empresa industrial que em determinado mês compra produção rural de produtor rural pessoa física deve informar o evento S-1250?

Sim. São obrigadas a enviar o evento (S-1250), entre outros, as pessoas Jurídicas em geral, quando efetuar aquisição de produtos rurais de pessoa física ou de segurado especial, independentemente de as operações terem sido realizadas diretamente com o produtor ou com intermediário pessoa física. Fundamentação: Manual de Orientação do eSocial, versão 2.5.01, aprovado pela Resolução

Empresa industrial que em determinado mês compra produção rural de produtor rural pessoa física deve informar o evento S-1250? Read More »

No arremate de produção rural em leilões também é necessário o evento S-1050 – Aquisição de produção rural?

Sim. O evento deve ser informado no arremate de produção rural em leilões e praças, exceto se os produtos não integrarem a base de cálculo das contribuições, como por exemplo: aquisição de produtos rurais de origem mineral. Fundamentação: Manual de Orientação do eSocial – Resolução CG-eSocial nº 21/20218.

No arremate de produção rural em leilões também é necessário o evento S-1050 – Aquisição de produção rural? Read More »